Quem somos

AAvina é uma fundação latino-americana que identifica oportunidades de ação para uma mudança sistemática em direção ao desenvolvimento sustentável, vinculando e fortalecendo pessoas e instituições em agendas de ação compartilhadas. A organização gera e apoia processos colaborativos que melhoram a qualidade dos vínculos entre empreendedores, empresas, organizações da sociedade civil, setor acadêmico e instituições governamentais para contribuirem juntos para o bem comum.  A Avina gera condições favoráveis para que as ações produzam incidência nos espaços de poder para conseguir realizar mudanças importantes na sociedade que conduzam a uma América Latina sustentável.

 

Objetivos 2013-2017

Oprincipal objetivo da Avina nos próximos cinco anos é contribuir para mudanças concretas e relevantes para um desenvolvimento mais sustentável na América Latina.

Acreditamos que dois tipos de mudanças serão fundamentais para os desafios mais importantes da região: a valorização do público (o que é de benefício comum) e a transição em direção a uma nova economia que preserve a natureza e que contribua para o progresso social. Em cinco anos, esperamos poder demonstrar nossa contribuição para o impacto nessas linhas, agregando valor à ação de nossos parceiros.

Para alcançar este objetivo de impacto, a Avina investirá em quatro ativos institucionais:

 

  • Capital social: a capacidade de articular-se com uma massa crítica de parceiros e diversos atores com potencial de incidir nas políticas públicas e influenciar a sociedade.
  • Excelência operacional: a capacidade de análise, as plataformas de coordenação e as habilidades gerenciais que respaldem a equipe para criar condições que favoreçam a mudança.
  • Valor intelectual: a capacidade de transformar as lições aprendidas pela Avina em método de criação de valor que fortaleça suas ações e oriente a formação de sua equipe.
  • Comunicação: a capacidade de formular relatos e mensagens que se difundam dentro e fora da região para agregar valor concreto às ações de transformação na América Latina.

 

Esses desafios refletem o compromisso da Avina de sempre aprender, adaptar-se e desenvolver novas capacidades institucionais para aumentar sua contribuição às oportunidades de impacto que decide priorizar com seus parceiros.

 

Princípios

AAvina se baseia em quarto princípios éticos, que formam os alicerces e a filosofia de trabalho e ação da organização:

 

  • A plena realização do ser humano em um contexto de harmonia individual, social e ambiental como centro primordial do desenvolvimento sustentável.
  • A dignidade humana expressa no exercício da democracia, na igualdade de oportunidades, na liberdade com responsabilidade, na honestidade e na solidariedade.
  • A modéstia deve guiar nossas ações, celebrando as contribuições de outros no processo de construção coletiva de um mundo melhor para todos e cada um de nós.
  • A inovação contínua que favoreça a eficácia, a eficiência e a produtividade de nossas ações.

 

Origem

AAvina foi fundada em 1994 pelo empresário suíço Stephan Schmidheiny que inspirou  a visão e os valores que conduzem a organização. Avina é mantida por VIVA Trust, fideicomisso criado por Stephan Schmidheiny para promover o desenvolvimento sustentável por meio de parcerias entre a empresa privada bem-sucedida e responsável e as organizações filantrópicas que fomentam a liderança e a inovação.

Missão: A partir da América Latina, impactar o desenvolvimento sustentável, criando condições favoráveis para que atores diversos possam contribuir juntos ao bem comum.

 

Foto: Carlos March