Desde 2009, a Avina concentra seus esforços em um portfólio de Oportunidades para Impacto em escala regional. São estratégias em áreas relevantes para o desenvolvimento sustentável na América Latina que construímos com nossos parceiros e implementamos de forma consistente nos diferentes países onde operamos. Para isso, a Avina está sempre avaliando local e regionalmente os desafios mais pertinentes para a sustentabilidade, visando determinar se há uma oportunidade para alterar a balança, um ponto de inflexão. Analisa também se a oportunidade em questão, a contribuição da Avina, um processo colaborativo e a articulação de atores poderiam fazer a diferença. É necessário ter sempre consciência das limitações institucionais: às vezes ao dizer sim à uma oportunidade, é preciso dizer não à outra.

Depois de uma profunda reflexão sobre as tendências políticas, econômicas, sociais e ambientais na América Latina para os próximos dez anos, a Avina mapeou o que considera serem alguns dos desafios mais relevantes da região. Como fruto dessa análise e avaliação de nossa capacidade de contribuição e das realidades institucionais, ajustamos nosso portfólio de oportunidades na região. Cada uma dessas oportunidades representa um compromisso institucional para gerar mudanças significativas com nossos parceiros em um prazo de cinco a dez anos. É com grande prazer que apresentamos os focos de trabalho da Fundación Avina para os próximos cinco anos.


A partir de 2013, reduziremos muitas das ações locais em diferentes países que não respondem às estratégias das oportunidades de impacto regional do novo portfólio institucional. A estratégia de impacto da Avina em cada país será o conjunto de oportunidades do portfólio institucional da Avina que é trabalhado nesse país.

Consideramos que dessa maneira poderemos gerar um impacto ainda maior no desenvolvimento sustentável, reduzir conflitos de prioridades, aumentar a eficiência da gestão, assegurar recursos suficientes para cada oportunidade, fortalecer as capacidades das equipes locais, render mais e melhor no trabalho junto a nossos parceiros e agilizar a capacidade de resposta e ação em cada oportunidade. Segue uma breve apresentação de cada oportunidade do portfólio.


O portfólio possui diferentes categorias de oportunidade:

 

Oportunidade em Desenvolvimento: Em sua fase inicial, a atuação da Avina na oportunidade identificada se circunscreve em espaços geográficos delimitados, procurando gerar processos colaborativos, aumentar a quantidade e diversidade de parceiros envolvidos, construir uma visão compartilhada, incubar experiências piloto, projetar de maneira participativa e colocar à prova uma estratégia de atuação nessa oportunidade. Atualmente, contamos com três oportunidades em desenvolvimento que são priorizadas: Grande Chaco Americano, Indústrias Extrativas e Institucionalidade.

 

Oportunidade de Impacto: Uma vez obtidos os primeiros resultados e tendo uma massa crítica de parceiros que compartilham visão e estratégia de ação regional consolidada, a organização prioriza essa oportunidade e se volta para a geração de impacto no nível regional. Atualmente, temos seis oportunidades de impacto no portfólio: Acesso a Água, Cidades SustentáveisEnergiaEstratégia para o Bioma Amazônico, Migrações e Reciclagem Inclusiva.

 

Para assegurar uma comunicação eficiente entre a Avina e o conjunto de parceiros, contatos e atores importantes em cada país, foi nomeado um Responsável de Avina em cada país no qual opera com o objetivo de apresentar uma postura institucional integral e acompanhar a pertinência das ações da Avina em relação aos desafios de sustentabilidade do país.